Ensine seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo

Ter um bichinho em casa é uma festa pois ele corre, brinca, pula e muitas vezes é o motivo das nossas risadas mesmo quando estamos aborrecidos com os problemas da nossa rotina, mas as vezes quando encontramos aquele "xixi" no tapete ou fezes no canto da sala, aí não é nada agradável. Muita gente pensa que ensinar o cãozinho a fazer suas cacas no lugar certo é tarefa para alguém especializado no assunto, claro que se você contratar um adestrador isso vai ser muito mais fácil mas, você mesmo pode mudar os hábitos do seu animal com apenas alguns comandos simples.




Ao ensinar seu cão a fazer xixi e cocô naquele cantinho mais adequado, use uma linguagem que ele enterprete melhor. Broncas longas, 'sermões' com frases inteiras, repetidas em voz alta e violência não vai resolver esses casos. Seu bichinho não entenderá nada e ficará mais perdido ainda. Outra atitude que não convém, é dar bronca quando ele já fez xixi ou cocô no lugar errado, ele não vai associar a bronca ao fato dele ter feito xixi, não vai entender por que está levando bronca, o certo é corrigir na hora. Há muitas outras histórias que também só servem para piorar a situação. Coisa do tipo: esfregar o focinho do cão na urina, bater com jornal enrrolado ou com garrafa pet vazia, isso só vai atrapalhar. Veja algumas dicas no passo a passo  a baixo e seja você mesmo o educador do seu bichinho.

1 - No começo deixe o seu filhote em um espaço restrito, uma área de serviço por exemplo. O local deve ser todo forrado com jornal, o tamanho dele varia de acordo com o tamanho do animal. Você deve tirá-lo do espaço somente para brincar.

2 - Desde o início ele vai fazer suas necessidades obrigatoriamente no jornal, pois não há outro espaço. Assim, ele vai entender que aquele é o local para isso. Quando você perceber que ele já está bem a vontade, aumente a área onde seu bichinho vai ficar, mas deixe a mesma quantidade de jornal no local.

3 - Nessa etapa é muito importante o acompanhamento do dono, pois quando ele fizer o xixi fora do jornal, deverá ser imediatamente repreendido, com um "não" em voz firme. Leve-o ao jornal e diga a palavra "aqui" com a voz amigável. Faça festa quando ele terminar de fazer suas necessidades.

4 - Aumente mais um pouco o espaço, sem aumentar o jornal, e continue o procedimento 3 (quando o cãozinho fizer direitinho como você o ensinou, faça carinho nele e lhe dê um petisco, quando fizer errado diga “não”com voz firme).

5 - Quando você perceber que ele já está procurando o jornal sem a sua ajuda é hora de permitir que seu amiguinho tenha acesso à casa inteira. É importante lembrar que os machos urinam para marcar território, nesse caso, só a castração resolve.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

John Peterlinkar disse...

Olá adorei as dicas e tentarei usar com minha cachorra "Pitucha", porém tenho uma dúvida. Minha cachorra já é tem mais de 4 anos posso utilizar este mesmo processo?
Grato

Postar um comentário

FOLHA DO BICHO | by TNB ©2010 | Adaptações
  • Posts
  • Comments
  • Feeds