Cuidados especiais com o seu felino


Que ama realmente o seu gatinho de estimação sabe que manter aquela sensação de pelúcia ao acariciar seu bichinho exige dedicação e muito cuidado por parte do dono. E foi pensando em facilitar sua vida, que a Folha do Bicho preparou algumas dicas para facilitar a vida de quem possui um felino e não sabe por onde começar com os cuidados que os gatos exigem. Então, para garantir que uma pelagem de pelúcia, anote aí essa e outras dicas:

PELAGEM - Polir a pelagem com veludo deixará o pêlo brilhante. Você pode ainda passar veludo e depois um pedaço de seda. Se não tiver esse tipo de tecido em casa, não se preocupe pois já existe no mercado luva própria com um tecido de cada lado.

OLHOS - Os olhos podem ser limpos com um algodão seco. As lágrimas que umidificam os olhos são drenadas por um pequeno canal lacrimal. Nas raças de face achatada, como o Persa, a drenagem é ruim e as lágrimas tendem a escoar sobre a parte saliente do focinho, formando um escoamento marrom. Quando o escoamento for excessivo e com a parte inferior das pálpebras vermelhas, além da dificuldade de manter o olho aberto, é sinal de afecção dos olhos e você deve consultar um médico veterinário.

ORELHAS - As orelhas devem ser limpas com algodão seco. Evite introduzir cotonetes ou outros objetos dentro do conduto auditivo do gato, pois podem empurrar os fragmentos para o fundo e os parasitas podem se desenvolver no interior do conduto auditivo. Se houver secreção excessiva de pus, ou se o gato coçar vigorosamente as orelhas, consulte seu veterinário.

DENTES - Os cuidados com os dentes é essencial para preservar a boa saúde de seu gato. Com o tempo o tártaro tende a se acumular sobre os dentes do gato e acaba provocando inflamação das gengivas, produzindo um mau hálito, podendo mesmo levar à perda de dentes. Seu veterinário pode remover os tártaro do dentes de seu gato com anestesia geral.

UNHAS - Quando as unhas se tornam muito longas é necessário cota-las. Em caso de dúvida peça ao seu veterinário que lhe mostre como fazer isso sem causar dano. Use corta unhas veterinários que são projetados para impedir rachaduras nas unhas. Oferecendo um arranhador ao seu gato, você permite que ele mesmo cuide de suas garras e evite que ele as utilize sobre sua mobília.

Fonte:
Cats - Dorling Kindersley Limited, London - 1992
David Alderton

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

FOLHA DO BICHO | by TNB ©2010 | Adaptações
  • Posts
  • Comments
  • Feeds