De onde vieram os gatos?




Os gatos domésticos são descendentes dos gatos que viviam no Oriente Médio cerca de 130 mil anos atrás, segundo afirma um estudo do National Câncer Institute de Bethesda nos Estados Unidos, publicado pela revista “Science”, que colheu amostras de DNA de mil felinos de três continentes.
A descoberta contradiz a teoria de que o gato “de casa” teria sido a princípio, domesticado pelos egípcios, período em que eles eram adotados como divindades. Os pesquisadores chefiados por Stephen O’Brien colheram e analisaram o material genético mitocondrial tanto dos gatos domésticos quanto dos selvagens de todas as cinco espécies conhecidas. Da relação entre todas as amostras foi revelado que os felinos domésticos descendem daqueles selvagens que viviam no Oriente Médio.
Segundo os pesquisadores norte-americanos, entre dez e doze mil anos atrás, na região onde atualmente se localiza o Iraque, os gatos foram inseridos no convívio humano para acabar com os ratos que infestavam as aldeias locais e, a partir daí foram tolerados e principalmente domesticados por causa da habilidade de caçar que possuem. E desde então, esses animais conquistaram mais espaço nas grandes cidades e nos corações de quem os consideram excelentes companheiros.



Fonte: "folha do bicho" (revista impressa)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

FOLHA DO BICHO | by TNB ©2010 | Adaptações
  • Posts
  • Comments
  • Feeds